Controle de Qualidade
Possuindo laboratório próprio, o SAAE realiza o controle da qualidade da água distribuída. Esse monitoramento é feito por amostragem nos sistemas, poços artesianos, e redes de distribuição, através de um rodízio cujo resultado é enviado mensalmente à Secretaria Municipal de Saúde.
Apesar das dificuldades inerentes ao tipo de Abastecimento e Distribuição (captação subterrânea, 105 poços, 20 sistemas, 56 injeções diretas na rede, 55 reservatórios), O SAAE vem cumprindo as determinações legais da OMS e da Portaria 2914/2011 – MS considerando os parâmetros relativos ao tratamento por simples desinfecção que é o indicado para o caso de Sete Lagoas.
Recomendações Gerais:
Caso haja alguma diferença no aspecto da água comunique pelo telefone 115 ou procure a unidade do SAAE mais proxima. O municipio está sujeito à interrupões no abastecimento. Nessa situação podem ocorrer problemas de infiltração de materiais estranhos na canalização. Para sistemas que apresentam deficiência na concentração de cloro, são adotadas soluções para adequar a dosagem do produto. Algumas metas relacionadas á quantidade amostras previstas podem ser prejudicadas em função de problemas de intermitência no abastecimento na ocasião da coleta de água, manutenção nos sistemas de abastecimento e amostragens inviabilizadas por chuvas, problemas no recipiente ou transporte.
Decretos e portarias que definem o controle e vigilância da água:
Decreto nº 5.440, de 4 de maio de 2005
Portaria nº 2.914, de 12 de Dezembro de 2011
Política da Qualidade
“Assegurar que as atividades dos Laboratórios de Água sejam conduzidas com eficiência, buscando a melhoria contínua de seus processos e a qualidade dos ensaios realizados, promovendo permanentemente o seu desenvolvimento e assegurando abastecimento público com confiança.”