31 2106-0100 |Rua Major Campos, 99/107, Centro, Sete Lagoas-MG

sac@saaesetelagoas.com.br

Informatiza Soluções Empresariais

Informatiza Soluções Empresariais

Com o intuito de garantir a saúde e segurança dos servidores e usuários, a Administração do SAAE, juntamente com o Departamento de Segurança do Trabalho, interviu de forma técnica em todos os setores da autarquia, onde foram tomadas as seguintes medidas de prevenção e adequação no combate à PANDEMIA:

• Instalação de dispensers de álcool;
• Distribuição de máscaras a todos os servidores;
• Fitas de distanciamento de segurança nos setores de atendimento;
• Instalação de saboneteiras em banheiros e vestiários;
• Orientação educativa aos servidores e usuários;
• Instalação de vidros fixos (guichês) nos setores com atendimento presencial;

Todos Juntos no combate ao coronavírus!

Compartilhar nas redes sociais:

O SAAE realizou na manhã dessa quarta feira, 17 de junho, a posse da CIPA, gestão 2020/2021.

A posse contou com a participação do palestrante Roberson Félix, com o tema: “A importância de ser Cipeiro / Cipista”.

Compartilhar nas redes sociais:

A Prefeitura de Sete Lagoas e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) formalizaram nesta sexta-feira, 22, contrato e ordem de serviço para umas das obras mais importantes da história do município: a construção de um reservatório de 10 milhões de litros de água, que vai garantir o abastecimento da cidade durante todo ano e, principalmente, em períodos críticos. O projeto será construído com alta tecnologia, no morro São João, e também garantirá uma grande economia de energia no sistema.

Sete Lagoas capta água de poços artesianos há décadas e, recentemente, passou a equilibrar este processo com o sistema Rio das Velhas, que abastece 40% da cidade. O grande problema sempre foi a reservação, visto que a estrutura existente não satisfaz a demanda. Este problema histórico está com os dias contatos, já que o reservatório começa a ser construído nos próximos dias. “Esse é um projeto prometido por muitas administrações. O choque de gestão e a economia proposta por nossa administração permitiram, em menos de um mês, a realização deste sonho”, declarou o prefeito Duílio de Castro.A estrutura vai integrar o Sistema São João, principal receptor de Água da ETA garantindo, inclusive, a oferta de água em regiões onde existe escassez em períodos secos. Além de segurança, este investimento também vai garantir grande economia de energia, já que a água será bombeada no período noturno, onde a tarifa é menor, e distribuído durante o dia por gravidade. “É uma das principais obras em toda história do SAAE, que foi viabilizada graças a uma administração diferenciada desta gestão. Vamos trabalhar incessantemente para que a construção seja em tempo recorde”, disse o presidente do SAAE, Robson Machado. A responsável pela obra será a empresa PAMcore, representante da Tanks BR, que já construiu reservatórios em vários estados do Brasil. Em seu portifólio de serviços prestados, está a montagem de 104 reservatórios para companhias estaduais de abastecimento, 39 para companhias municipais e oito para companhias privadas, todas estruturas de grande capacidade construídas com alto padrão de qualidade e tecnologia de ponta. “Parabenizo o SAAE e a Prefeitura por investir neste equipamento, que pode ser comparado aos grandes projetos de abastecimento do Brasil e até internacionais”, frisou o engenheiro da PAMcore, Tarcimar André Moreira.

Os vereadores Fabrício Nascimento e Renato Gomes acompanharam o momento de assinatura do contrato e ordem de serviço e destacaram a importância do investimento. “É uma obra que será entregue ainda nesta gestão e vai atender diversas regiões da cidade. Em nome do Legislativo, parabenizo a administração por este investimento”, comentou Fabrício Nascimento. “A economia deste último ano permitiu que um antigo problema da cidade seja sanado. Nenhuma família deve sofrer com a falta de água em sua casa e essa triste realidade terá fim”, completou Renato Gomes. A PAMcore já finalizou o projeto do local de instalação onde também fez sondagem. O trabalho garante o início das obras estruturais nos próximos dias. Após a finalização da base começará a montagem com moderno material importado dos Estados Unidos.

Compartilhar nas redes sociais:
Segunda, 27 Janeiro 2020 11:08

ETA fora de operação - ECONOMIZE ÁGUA

As fortes chuvas dos últimos dias provocaram grande cheia no Rio das Velhas onde o nível está 13 metros acima da normalidade. A ETA, responsável pelo tratamento de boa parte da água que abastece Sete Lagoas, está fora de operação já que equipamentos ficaram submersos. O Saae coloca em prática uma operação especial em função desta situação emergencial. O prefeito Duílio de Castro e o diretor presidente do Saae, Antônio Garcia Maciel, visitaram o local e alertam sobre a necessidade de economizar água.

Compartilhar nas redes sociais:
Quinta, 23 Janeiro 2020 17:02

Aplicativo

'Mais Água " o aplicativo que facilita o acesso aos serviços prestados pelo SAAE.

Compartilhar nas redes sociais:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), com o objetivo de evitar perdas de água potável dentro do próprio sistema, está executando uma série de reformas em suas unidades e, principalmente, nos reservatórios de onde é destinada a água para o abastecimento público.

E a Prefeitura de Sete Lagoas não para por aí: está em andamento projeto para instalação de reservatório de 10 milhões de litros no mesmo local, o que vai garantir reserva suficiente para abastecer em tempos de crise ou em decorrência de alguma manutenção do sistema toda a região norte da cidade.

Compartilhar nas redes sociais:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está em alerta com a ação de caminhões limpa fossa clandestinos que estão fazendo lançamentos irregulares de óleo vegetal em elevatórias de esgoto da cidade. Os prejuízos são imensuráveis, dentre eles: rompimento de redes, queima de bombas, retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou extravasamento nas ruas.

As redes coletoras de esgoto são dimensionadas para conduzir às estações elevatórias apenas o esgoto doméstico, resultante do uso dos banheiros, tanques e pias de cozinha. No entanto, materiais como óleo de cozinha e outros tipos de óleos plásticos, panos, pedaços de madeira, entulho de construção civil também vêm sendo descartados na rede coletora, o que é proibido.

Os maiores problemas de operação do sistema de esgoto são provocados pela destinação inadequada nas tubulações. Os caminhões clandestinos estão fazendo o descarte em poços de visita instalados em pontos estratégicos nas vias públicas. O SAAE já comunicou a Polícia Militar Ambiental sobre o problema e a fiscalização será rigorosa a fim de inibir a ação criminosa.

Compartilhar nas redes sociais:

Valorizando o seu patrimônio e promovendo economia aliada à eficiência, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) recuperou importante equipamento que já está sendo utilizado nas atividades da autarquia. Trata-se de uma máquina percussora destinada para a perfuração de poços tubulares profundos e serviços relacionados aos mesmos. O equipamento seria leiloado por administrações passadas e estava literalmente encostado.

Hoje, com a manutenção em dia, já foi utilizada para a recuperação de um poço do Sistema Sinhá Andrade que - se contratada empresa particular para fazer o mesmo serviço - geraria um custo de aproximadamente R$ 15 mil para os cofres públicos. No entanto, com a máquina e pessoal próprios, o SAAE garantiu a recuperação de importante poço que vai reforçar o abastecimento da região central da cidade. Isto é eficiência. Serviços ligue 115.

Compartilhar nas redes sociais:

Na manhã de terça-feira (9/10) o SAAE recebeu a visita de dois auditores do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES). O objetivo foi inspecionar a Estação de Tratamento de Água (ETA) – Sistema Rio das Velhas após a execução de uma série de intervenções exigidas pela instituição financiadora do projeto. Para Daniele Magalhães, Gerente do Departamento de Saneamento Ambiental/BNDES, a missão foi cumprida com sucesso. “Saímos daqui bem satisfeitos com o resultado”, afirma.

De acordo com a gerente, o objetivo foi verificar o funcionamento da ETA, já que a mesma apresentou muitos problemas no ano passado. “E nossa impressão foi muito boa. Verificamos que os investimentos realizados propiciaram aumento da produção de água tratada, o que é muito bom para a população”, completou Daniele Magalhães.

Mas isso só foi possível graças aos investimentos feito pelos atuais gestores – que tem à frente o prefeito Leone Maciel e o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Arnaldo Nogueira. Se em Janeiro deste ano a vazão era de 216 mil litros/hora, hoje são enviados mais de um 1,2 milhões de litros/hora, o que gera 10 milhões de litros de água/dia; quantidade suficiente para garantir água de qualidade para aproximadamente 70 mil habitantes.

Fazer com que a ETA atinja a vazão de 490 L/S - conforme contrato firmado entre a Prefeitura de Sete Lagoas e a empresa COLLETT Engenharia – é o grande desafio. A ETA só foi possível operar com maior capacidade após uma série de medidas emergenciais e investimento de recursos do SAAE. Até então, era considerada uma obra inacabada.

Hoje a estação de tratamento, localizada em Funilândia, atende os bairros: São João, Braz Filizolla, Santa Marcelina, New York, Bom Jardim, Esperança, Aeroporto, Industrial, CDI II, Carmo, Interlagos, Luxemburgo, JK, Planalto, São Vicente, Emília, Montreal, Alvorada, Canadá, Jardim Europa, Dona Silvia, São Cristóvão, Iporanga I e II, Padre Teodoro, Jardim Primavera I e II, Bela Vista I e II, Cidade de Deus e adjacências.

 

Compartilhar nas redes sociais:

Desde a manhã desta segunda-feira equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) estão mobilizadas para detectar possíveis motivos de boa parte da água que é captada no subsolo não estar chegando em algumas ruas dos bairros Eldorado, Honorina Pontes e Universitário. Durante as intervenções os moradores devem economizar para evitar que as caixas dágua de casa fiquem vazias.

O objetivo é acabar com uma perda significativa de água que, apesar de ser produzida, não está chegando de forma satisfatória em todas as residências. Os moradores daquela região vão perceber uma movimentação mais intensa de maquinário e pessoal do SAAE na localidade.

Valas serão abertas para detectar possíveis problemas já previamente sondados pelos setores de fiscalização / investigação da autarquia. O volume produzido seria suficiente para atender os bairros Eldorado, Honorina Pontes e Universitário, que hoje ocorre de forma deficitária. Desde ligações irregulares (by-pass), entupimentos, tubulações inadequadas e possíveis “sumidouros” são alvos da força-tarefa.

Compartilhar nas redes sociais:
Página 1 de 2

ENTRE E CONTATO

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sete Lagoas é uma Autarquia Municipal sem fins lucrativos. Com receita própria, proveniente do recebimento de tarifas de água e esgoto, destina os recursos arrecadados para o pagamento de despesas, manutenção dos sistemas de água e esgoto e também para novos investimentos e ampliação desses sistemas.

Entre em Contato

Entre em contato conosco, nossa equipe irá atender o mais rápido possível.

Telefone: (31) 2106-0100

sac@saaesetelagoas.com.br

Horário Atendimento:
Segunda à Sexta - 07:30 às 17:00 hrs

Plantões:
Sábado – 07:30 às 17:00 hrs Domingo e Feriado – 07:30 às 12:00 hrs